segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Minha vida....
Quebrando pedras
E plantando flores.
Cora Coralina.

Quando li esse verso de uma poesia de Cora Coralina, imediatamente pensei nas mulheres.
Tenho certeza, que a maioria de nós, quebramos muitas pedras no nosso dia a dia.
É preciso sermos fortes e corajosas para enfrentarmos os problemas que surgem e é preciso sermos sensíveis para que não percamos a doçura e a delicadeza inerente a maioria das mulheres, para seguir “plantando flores”.
Mil vezes eu nascesse mil vezes eu gostaria de nascer mulher. Não considero fácil nossa missão. Ao contrário viver, para todos os seres humanos, é enfrentar desafios desconhecidos diariamente e talvez isso seja o que dê sentido a vida.
Temos, como disse poeticamente Cora Coralina que “quebrar pedras,”sem perder a capacidade de plantar flores. Para isso é preciso retirar o entulho, cuidar da terra, plantar a muda e cuidar dela para que possa crescer.
Nas mulheres a força e a delicadeza coexistem e são manifestadas em todas as suas tarefas, e sejam elas simples ou não, todas exigem responsabilidade.
Damos colo, aconchego, choramos de dor e alegria, olhamos generosamente para quem precisa, desejamos e amamos com loucura. Cuidamos de nossas casas. Não só da casa moradia, mas da nossa casa interior e a dos que estão perto de nós.
Damos à luz. Deus nos presenteou com o dom de dar a vida a outro ser humano, criá-lo e se necessário dar por ele nossa própria vida algumas mulheres iluminam e alegram a vida de crianças que não nasceram delas, mas que se tornaram suas pela convivência.
Acho justa e merecida a homenagem que recebem no “Dia Internacional da Mulher”.
Fiquei encantada com as poesias de Cora Coralina, poeta goiana, que publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade, e por isso escolhi os versos dessa mulher simples, delicada e forte para homenagear a todas as mulheres e peço a Deus especialmente pelas que terão que reconstruir suas vidas, quase perdidas em terremotos e tsunamis e guerras pelo mundo afora.
Se pudesse diria a cada uma delas que tenham fé e força para “quebrar pedras e plantar flores”.
Um abraço carinhoso


Amelinha Amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário